regulamento

Enquadramento
1 -
A Geração Coolectiva é uma iniciativa de geração de ideias e capacitação cívica, gratuita, com foco em Coimbra, que se concretiza em dois momentos:
i) Num grande evento colaborativo de um dia aberto à cidade, que se realiza no dia 27 de Janeiro de 2024; e
ii) Num programa de capacitação, com a duração de 5 semanas, para um conjunto de participantes seleccionados no evento de arranque da Geração Coolectiva, correspondente a uma fase de desenvolvimento aprofundado dos projectos de transformação local. 
2 - A Geração Coolectiva é uma iniciativa promovida pela Associação COOL - Coimbra Coolectiva - Jornalismo de soluções, enquanto Entidade Organizadora.
3 -
A 1.ª edição da Geração Coolectiva, em 2023, foi desenvolvida com o apoio técnico da Shift Happens, uma equipa com experiência no desenvolvimento de programas de aceleração de projectos de impacto que tragam uma mudança de valor acrescentado à sociedade. A equipa da Shift, liderada pela Ana Monteiro e pelo Hendrik Von Niessen, deram um contributo determinante na concepção desta iniciativa, a que a Entidade Organizadora dá continuidade.

Objectivos
A Geração Coolectiva tem como objectivos principais:
- mobilizar os cidadãos para a transformação positiva da cidade de Coimbra;
- activar soluções para os desafios da cidade e iniciativas que promovam novas oportunidades para a mesma;
- capacitar cidadãos, grupos e empreendedores para o desenvolvimento de iniciativas, projectos, produtos ou serviços que sejam criadores e multiplicadores de impacto positivo, independentemente da forma que assumam — grupos informais, movimentos cívicos, associações sem fins lucrativos ou empresas; edivulgar boas práticas e exemplos inspiradores.

Destinatários
1 -
Os destinatários são os cidadãos com interesse e motivação para agir positivamente pela cidade de Coimbra. O evento de arranque, do dia 27 de Janeiro de 2024, é aberto a qualquer cidadão, sendo necessária inscrição prévia, através do formulário disponibilizado no site.
2 - Ao Programa de capacitação, podem candidatar-se pessoas singulares ou equipas que:
i) pretendam desenvolver uma solução, iniciativa social ou ideia de negócio que traga impacto positivo para a cidade de Coimbra, previamente identificada no evento de arranque da Geração Coolectiva;
ii) tenham interesse em receber apoio de empreendedores experientes num ambiente colaborativo;iii) sejam maiores de 16 anos.

Inscrições
1 -
As inscrições decorrem online, através do preenchimento e submissão do formulário de inscrição disponível em https://geracao.coimbracoolectiva.pt.
2 - Os participantes podem optar por participar apenas no Evento colaborativo ou em toda a iniciativa, incluindo o Evento e o Programa de capacitação.
3 - Não é possível participar no Programa de capacitação sem ter participado no Evento.
4 - A participação no Evento implica a inscrição no formulário disponibilizado e não carece de qualquer processo de selecção.
5 - No processo de inscrição, cada participante é convidado a identificar as suas áreas de interesse, que servirão de base para a definição das equipas (Construção Coolectiva), a ter lugar na iniciativa.
6 - Os Participantes podem inscrever-se tanto a título individual como em equipa (máximo de 4 elementos por equipa). No caso de inscrição de equipa, será posteriormente solicitada a designação de um representante e que o mesmo confirme a candidatura e assuma a comunicação entre a equipa e a Entidade Organizadora.
7 - Cada Participante, individual ou em equipa, poderá concorrer com uma ideia em qualquer setor ou temática, nomeadamente:
- Ambiente e economia circular
- Transportes e mobilidade
- Habitação
- Populações vulneráveis
- Idosos, envelhecimento
- Crianças e famílias
- Juventude
- Cultura, arte e música
- Entretenimento e lazer
- Educação e competências
- Saúde, desporto e bem estar
- Voluntariado e cidadania em geral
- Participação pública, política
- Vizinhança e redes informais
- Associativismo
8 - Cada ideia deve ter por base uma implementação em Coimbra, de acordo com os critérios de selecção abaixo definidos.
9 - As ideias submetidas deverão corresponder a intenções reais de implementação.
10 - Uma ideia não pode ser promovida por Participantes que também integrem outro(s) projecto(s) submetidos à GERAÇÃO COOLECTIVA.
11 - As ideias submetidas deverão ter sido concebidas, nos seus elementos essenciais, pelos Participantes ou serem inovadoras e originais na sua aplicação a Coimbra.
12 - A descrição das ideias não deve constituir violação de Direito de Autor, isto é, não deve integrar a totalidade ou parte substancial de obra protegida de terceiros que não os Participantes, excepto se devidamente autorizados.
13 - Serão aceites cerca de 15 ideias/projectos para participação no Programa de Capacitação.
14 - Os Participantes que não tenham uma ideia previamente definida, podem participar no Evento e no Programa, integrando uma equipa que vá trabalhar sobre um dos temas que identificou como sendo da sua área de interesse.

Candidatura ao Programa de capacitação
i) A participação no Programa implica um processo de selecção, que será efectuada no evento de arranque da Geração Coolectiva, por um júri constituído por entre 3 a 5 pessoas com percursos profissionais distintos.
ii) Só serão admitidas as candidaturas que contenham a correcta e integral indicação de todos os elementos solicitados na fase de inscrição e sejam submetidas até dia 17 de janeiro, pelas 13h.
iii) A aceitação ou não da candidatura será comunicada no dia do Evento, com seguimento aos participantes por e-mail, no dia 29 de janeiro, salvo exceção descrita no ponto F.2..
iv)  A participação quer no Evento quer no Programa é totalmente gratuita.

Estrutura e cronograma

F. 1. Inscrições e Candidaturas
1 -
As candidaturas recebidas entre 5 a 17 de janeiro serão analisadas pela Entidade Organizadora para verificação das condições de elegibilidade dos Participantes e das ideias avaliadas segundo os critérios contidos no ponto 8.
2 - Poderão ser solicitadas aos Participantes informações complementares para fins de clarificação da candidatura.
3 - A Entidade Organizadora reserva-se o direito de rejeitar qualquer candidatura que não satisfaça as condições definidas em Regulamento.
F. 2 Informação aos Participantes
1 -
A Entidade Organizadora confirmará a todos os inscritos a sua participação no Evento, até ao prazo máximo de 22 de Janeiro.
2 - A Entidade Organizadora comunicará a todos os inscritos a sua seleção ou não para o Programa de capacitação no dia do Evento.
3 - Caso haja uma avultada adesão ao Programa, a decisão poderá ser adiada para segunda-feira, dia 29 de Janeiro, e comunicada exclusivamente através de e-mail.
F. 3. Evento colaborativo: 27 de janeiro
1 -
O Evento colaborativo é aberto a todos os cidadãos, com ou sem uma ideia prévia, em local a indicar no site da iniciativa.
2 - Todos os participantes, no momento de check-in, serão agrupados em grupos mediante os interesses identificados no registo no formulário.
3 - O Evento é constituído genericamente por três etapas: 1. partilha e exposição de conteúdos (oradores, painel), 2. Construção Coolectiva em grupos, e 3. ronda de Pitches/ apresentação das ideias construídas (um minuto para cada ideia).
4 - A apresentação de uma ideia no Pitch não vincula os seus representantes a participarem no Programa. Pelo contrário, a participação no Programa está sujeita ao processo de Candidatura anteriormente descrito. Não obstante, todos os que apresentarem o seu Pitch receberão, via e-mail, o acesso a conteúdos e materiais de apoio ao desenvolvimento das suas ideias.
5 - A agenda do evento é a seguinte:
- 09h00 - Check-in
- 09h30 - Abertura: Coimbra Coolectiva & Geração Coolectiva
- 09h45 - Apresentação: cidadania, activismo e empreendedorismo social 
- 10h00 - Introdução aos problemas: dados, contexto e causas, pessoas afectadas
- 10h30 - Coffee break
- 10h45 - Agentes de transformação
- 11h45 - Soluções: produtos/serviços/iniciativas
- 12h00 - Ideias & soluções: o que vamos fazer
- 12h45 - Lunch break
- 14h00 -  Construção do plano
- 15h00 - Sustentabilidade & fundraising
- 16h00 - Coffee break
- 16h15 - Técnicas de comunicação para pitch
- 17h20 - Ronda de pitches
- 18h10 - Apresentação do programa de capacitação
- 18h30 - Comentários finais do Júri
- 18h45 - Anúncio das equipas seleccionadas para o programa de capacitação
- 18h50 - Encerramento
F. 4. Programa de capacitação: 31 de janeiro a 28 de fevereiro
1 -
O Programa pretende ser um espaço de discussão, capacitação e experimentação/ execução de soluções para desafios de Coimbra ou oportunidades de negócio, com base em ferramentas de empreendedorismo, proporcionando esperança, conhecimento e uma rede de apoio.
2 - O Programa realiza-se presencialmente em Coimbra, ao longo de quatro sessões e um Pitch Day (iniciativa de apresentação das ideias desenvolvidas no Programa). Todas as sessões são às quartas-feiras, em horário pós-laboral, entre as 18h e as 22h, à excepção do Pitch Day, que decorre entre as 17h e as 20h.
3 - É obrigatória a presença dos candidatos num mínimo de três dos quatro módulos e a entrega de 100% dos materiais desenvolvidos nas tarefas práticas, para que possam passar ao Pitch Day. Todas as informações necessárias à boa participação no Programa serão partilhadas com os participantes aquando da comunicação por e-mail da aceitação da candidatura.
4 - Cronograma:
- Sessão 1 - Problemas, soluções e impacto - 4ª, 31/01
- Sessão 2 - Comunidade, parcerias e trabalho em rede - 4ª, 07/02
- Sessão 3 - Execução: plano de actividades & sustentabilidade - 4ª, 14/02
- Sessão 4 - Comunicação & Pitch - 4ª, 21/02
- Sessão/ evento final - Pitch Day - 4ª, 28/02
F.5. Pitch Day: 28 de fevereiro
1 -
O Evento dará oportunidade a todos os participantes de apresentarem o seu projeto a um painel de júris. Cada participante terá direito a uma apresentação (pitch), a que se segue um período de perguntas por parte do Júri e respostas pelos participantes.
2 - As ideias apresentadas serão objeto de classificação pelo Júri de acordo com os critérios de premiação. Serão classificadas como vencedoras as três (3) ideias melhor pontuadas pelo Júri e poderão, ainda, ser distinguidas com menções honrosas outras ideias.
3 - As ideias vencedoras receberão um destaque significativo na comunicação nas plataformas da Coimbra Coolectiva. 

Critérios de selecção
1 -
A seleção das ideias participantes do Programa pela Entidade Organizadora tem por base os seguintes critérios:
- Realismo e originalidade da ideia
- Potencial de ativação da cidadania
- Impacto em Coimbra e potenciais beneficiários (transformação do problema identificado)
- Inclusão e diversidade (gerações, grupos diversos, envolvimento dos beneficiários, etc.)
- Valorização da pessoa (“empowerment”)
- Espírito colaborativo
- Potencial de sustentabilidade financeira 
2 - A seleção dos vencedores pelo Júri, no Pitch Day, tem por base os seguintes critérios:
- Qualidade da ideia: relevância, originalidade e âmbito da ideia
- Adequação e exequibilidade do plano de execução
- Pertinência ou ajustamento entre a ideia e as necessidades da Cidade ou clientes
- Impacto em Coimbra e potenciais beneficiários
- Integração de uma visão holística de sustentabilidade: ambiental, social e económica
- Capacidade empreendedora e compromisso do Promotor

Júri e processo de selecção
1 -
Oportunamente serão divulgados os membros constituintes do Júri.
2 - É competência exclusiva do Júri nomear as três ideias vencedoras, não existindo possibilidade de recurso.

Desclassificação
A Entidade Organizadora reserva-se o direito de rejeitar qualquer inscrição ou, ainda, penalizar qualquer irregularidade ou atitude anti-ética cometida pelos Participantes, desclassificando-os.

Direitos dos Participantes
1 -
Todos os Participantes têm o direito a ser informados sobre as decisões relativas à sua candidatura e o direito de solicitar esclarecimentos quanto às decisões que lhes digam respeito.
2 - Qualquer dúvida poderá ser esclarecida através do e-mail geral@coolectiva.pt

Deveres dos Participantes
Os Participantes informarão atempadamente a Entidade Organizadora da sua intenção de desistir de qualquer fase do Programa, de forma a permitir a integração de candidatos não selecionados.

Direitos de Propriedade Intelectual
A participação no Programa ou a prestação de informações relativas às ideias não cria em benefício da Entidade Organizadora qualquer direito de propriedade intelectual sobre as mesmas, nem cria autorização implícita ou explícita de utilização dos direitos legítimos dos Participantes.

Confidencialidade e Protecção de Dados
1 -
Todas as pessoas envolvidas na organização da iniciativa, incluindo os membros do Júri, comprometem-se a não fazer uso indevido, e a manter confidencial, qualquer documento ou informação classificados como sigilosos, assim como a assegurar a segurança dos dados pessoais e o respeito pela política de proteção de dados.
2 - Os dados recolhidos na altura da inscrição serão inseridos na base de dados da Coimbra Coolectiva, incluindo a sua newsletter, e serão tratados de acordo com a sua política de privacidade, consultável em https://coimbracoolectiva.pt/politica-de-privacidade.

Responsabilidade
1 -
A Entidade Organizadora não será responsável por problemas, falhas ou mau funcionamento técnico de qualquer tipo, em redes de computadores, servidores ou provedores, equipamentos de computadores, hardware ou software, nem por erro, interrupção, defeito, atraso ou falha em operações ou transmissões para o correto processamento das inscrições, incluindo a transmissão imprecisa das inscrições ou a falha da Entidade Organizadora em recebê-las, em razão de problemas técnicos, congestionamento na internet ou no site ligado ao Programa, vírus, falha de energia elétrica, falha de programação (bugs) ou violação por terceiros (hackers).
2 - A Entidade Organizadora não será responsável por problemas que decorram do incumprimento das regras de segurança do recinto do Evento, nomeadamente pela circulação em zonas não designadas para o efeito, ultrapassando os limites assinalados.

Disposições finais
1 -
A Entidade Organizadora reserva-se o direito de modificar o presente Regulamento, bem como a composição do Júri e as datas e locais de realização dos eventos, e de decidir a suspensão ou término antecipado do Programa por motivos de força maior.
2 - As modificações serão comunicadas aos Participantes na fase relevante do Programa, acompanhadas de exposição dos motivos da alteração, suspensão ou término.
3 - Compete, ainda, à Entidade Organizadora a interpretação das disposições deste Regulamento e resolução de casos omissos.
4 - Da decisão da Entidade Organizadora quanto à interpretação do regulamento e resolução de casos omissos não cabe recurso.
5 - A candidatura ao Programa implica por parte dos Participantes o conhecimento e aceitação, integral e sem reservas, dos termos e condições previstos no presente Regulamento.